
Quem me conhece sabe que um dos meus restaurantes favoritos da vida é o Maripili (para ver a resenha dele aqui no blog é só clicar aqui) e um dos meus pratos favoritos do Maripili é o Rabo de Toro!!! Uma rabada ao molho de vinho tinto incrível!
Essa rabada ao molho de vinho tinto é um prato clássico da região Córdova (Espanha), e a carne é cozida no vinho tinto por várias horas até ficar extremamente macia e soltando do osso, e com um sabor incrível também, claro.
Pesquisei varias receitas de Rabo de Toro (o nome que aparece no cardápio do Maripili é esse) e só encontrei receitas que pareciam ser iguais a essa do Maripili em espanhol (o que já era de se esperar né?) mas com um pouquinho de adivinhação e uma parceria do nosso brother Google tradutor, consegui traduzir tudin, preparei em casa e claro que fotografei para vir dividir aqui com vocês.
Adoro falar Rabo de Toro, sabe? Com sotaque. Com o primeiro R com o mesmo som do R do Toro. Rabo de Toro. Tenta aí para entrar no clima. Kkk
E vamos lá?

Rabo de Toro – ou, Rabada ao Molho de Vinho
Ingredientes
- 1,2 Kg de Rabo de boi
- 1 Cebola
- 1 Cenoura
- 1 talo grande de Alho Poró
- 1 Pimentão Vermelho
- 1 Tomate
- 2 dentes de Alho
- 500 ml de Vinho Tinto Seco (sempre usamos esse aqui da Fabenne que é perfeito)
- 500 ml de Caldo de Carne ou Água
- 2 folhas de Louro
- 5 g (4 lascas fininhas) de Gengibre
- Azeite (para dourar a carne)
- 3 colheres de sopa de Farinha (aproximadamente)
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Sirva-se de uma taça de vinho e mãos à obra
Preparação
- Lave e seque bem os pedaços de carne, e retire qualquer película ou nervo que estiver exposto (o João diz q não precisa retirar na verdade porém sou fresca).
- Quando estiver bem sequinha a carne, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Pique em cubos a cebola, a cenoura, o pimentão, o tomate e pique o alho poró em fatias. Descasque os dentes de alho e aqueça o caldo de carne (natural ou de tabletinho se não tiver jeito né?)
- Passe os pedaços de carne na farinha, tomando o cuidado de cobrir todos os lados.
- Doure os pedaços no azeite, com cuidado para selar de todos os lados, inclusive as laterais.
- Reserve.
- Acrescente mais uma colher de azeite e doure a cebola, o alho poró, os dentes de alho inteiros e o pimentão vermelho. Refogue por alguns minutos até que fiquem macios.
- Acrescente as folhas de louro, as lascas de gengibre e a cenoura e misture tudo.
- Deixe refogar por mais alguns minutos, até que estejam macios, e acrescente uma pitada de sal. Se for usar caldo de carne de tablete, pode ajustar o sal depois.
- Coloque os pedaços da carne na panela e acrescente o vinho e caldo de carne até cobrir totalmente. Deixe em fogo alto com a panela destampada até ferver.
- Assim que ferver, coloque em fogo baixo, tampe a panela, e deixe cozinhar por pelo menos 3 horas (o tempo pode variar dependendo do tamanho das peças de carne), mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
- O meu, deixei ferver por 3 horas e meia e ficou perfeito. A carne super macia e soltando do osso.
- Depois da fervura, retire a carne e reserve.
- Com um amassador ou com o garfo, amasse os legumes que ficaram maiores no molho, e depois passe o molho por uma peneira. No final você deve ter um molho com boa consistência e brilhante. Se estiver muito ralo deixe cozinhar mais um pouco somente o molho.
- Coloque a carne de volta na panela e sirva! Se preferir, apenas jogue o molho por cima da carne no refratário que for servir.
Fim!
Agora que sei preparar o famoso Rabo de Toro em casa, quero fazer pelo menos uma vez por mês haha É muito delícia!
Dizem que acompanha muito bem batatas rústicas, gratinadas ou purê. Mas nesse dia eu comi só a rabada com pãozinho fatiado mesmo, igual servem no Maripili, e só digo uma coisa, não tem molho melhor para tchuchar o pão. Haha
E claro, um vinhozinho. Sempre.
Espero que gostem e quem fizer me conta!
Cheers!
