Batata sauté na Manteiga da Julia Child

Batata Sauté na Manteiga da Julia Child

Batatinhas nunca são demais né? E como todas as receitas da Julia, essa Batata Sauté na Manteiga da Julia Child é incrível de boa. Não sei porque nunca fotografei antes para vir postar para vocês.

A Julia fala no livro que é uma receita super simples, mas que como essa batata sauté aparece diversas vezes como sugestão de acompanhamento dos pratos, ela ia incluir a receita também.

Bom, é simples mesmo, mas eu nunca faria batata desse jeito se a Julia não tivesse incluído essa receita, e nunca teria provado uma batatinha tão gostosa, então, obrigada Julia!

Da primeira vez que fiz a receita, estava meio descrente, porque ela frita a batata crua mesmo sabe? Mas, acreditem em Julia, não fica duro. Se fizer tudo certinho no final você terá uma batatinha SUPER crocante por fora e macia por dentro e com um gostinho delícia de tudo que é feito com manteiga! <3

Ah, antes de começar, uma observação importante:

A Julia pede para fazermos as batatas redondinhas, no seu formato mesmo. Porque assim elas rodam na panela e não grudam. Imagino que isso seja porque não existia panela antiaderente naquela época, sabe? Se você fizer na frigideira antiaderente elas não vão grudar at all.

Ela diz que se você mora na França consegue encontrar batatinhas assim, do tamanho de azeitonas, e se você não mora, pode comprar as de mercado mesmo, no menor tamanho que você encontrar. Então você deve descascá-las e cortá-las em formato de azeitona rs E toda a parte que você não usar, ora, é só guardar para fazer uma sopa mais tarde. Sem desperdício. rs

Fácil né Julia? Bom. Nem tanto. Na primeira vez que eu fiz, cortei elas em formato de meia lua mesmo (por preguicinha) e deu SUPER certo. Essa daqui, como eu ia fotografar, segui as instruções dela, e cortei redondinhas e guardei os pedaços para fazer uma sopa depois.

Mas minha conclusão pessoal: Não vi diferença em fazer redondinhas ou em meia lua. Até gostei mais da meia lua porque ficou mais crocante ainda.

Vamos à receita!

Batata sauté na Manteiga da Julia Child

Batata Sauté na Manteiga da Julia Child

Ingredientes

  • 900g de Batatas pequenas
  • 3 a 4 colheres de Manteiga clarificada ( ou 2 colheres de Manteiga e 1 colher de Azeite)
  • 1/4 de colher de chá de Sal
  • 2 colheres de Manteiga amolecida
  • de 2 a 3 colheres de Salsinha, Cebolinha ou Estragão
  • Pimenta do reino

Preparação

  1. Descasque as batatas conforme a orientação que eu dei antes de começar a receita (ou corte-as em meia lua e seja rebelde).
  2. Não precisa lavar as batatinhas após descascadas. Apenas seque elas em uma toalha limpa. Elas precisam estar bem sequinhas.
  3. Coloque a manteiga clarificada (ou manteiga e óleo) em uma frigideira em fogo médio/alto.
  4. Quando a manteiga clarificada ficar bem quente mas sem pegar cor, ou quando a manteiga começar a espumar e o óleo começar a descer, acrescente as batatas.
  5. Deixe as batatas por 2 minutos, regulando a temperatura para que a manteiga esteja sempre quente mas sem ganhar cor.
  6. Chacoalhe a frigideira para frente e para traz para que a batata vire, e então deixe fritar deste outro lado por mais 2 minutos (se tiver cortado elas em meia lua, vire com o garfo as que não viraram na chacoalhada).
  7. Continue assim por 4 ou 5 minutos, até que as batatas estejam levemente douradas de todos os lados, indicando que uma película protetora se formou ao redor delas, impedindo que elas grudem na frigideira.
  8. Acrescente sal nas batatas, misturando para que se espalhe.
  9. Em gofo baixo, tampe a frigideira e frite as batatas por mais ou menos 15 minutos, chacoalhando a frigideira para girar as batatas a cada 3 minutos para garantir que elas não grudem e que fritem por igual.
  10. Elas estarão prontas quando estiverem macias e bem douradas por igual.
  11. Vire a panela com a tampa um pouco para o lado para escorrer a gordura da fritura. Descarte a gordura.
  12. Então, com o fogo desligado, acrescente a manteiga amolecida junto com todas as ervas frescas, a pimenta, e role as batatas na frigideira para que elas se espalhem na mistura de manteiga e ervas.
  13. Sirva as batatas ao redor do prato principal de proteína, ou separadas mesmo, como legumes de acompanhamento.

Fim!

Façam em casa, fica uma delícia! Nesse dia eu fiz para acompanhar a receita de Steak au Poivre que sai amanhã. Mas ela serve de acompanhamento para vááárias outras. Ou só para comer batatinha de petisco também né, afinal, batatinhas nunca são demais. <3

Batata Sauté na Manteiga da Julia Child

E depois me contem!

Bon Apetite. 😉

Cya!

2 Comments

  1. Faz um bom tempo que eu procuro alguém que faça e poste as receitas da Julia, muito obrigada por esse serviço a sociedade querida, Deus lhe abençoe. Mil beijos e continue por favor!

  2. Conheci as receitas da Julia através do filme e me apaixonei,e agradeço a você por compartilhar as receitas dela,com toda certeza vou fazer algumas,e por favor não pare… parabéns pelo blog.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*